Blog

Health With Us - Medicina Curativa - Cessação Tabágica - Medicina Geral e Familiar

O tabaco aquecido pode ser usado para deixar de fumar?

O tabaco aquecido frequentemente referido pela indústria como “heat-not-burn” são dispositivos eletrónicos com um pequeno cigarro contendo tabaco, que produzem aerossóis com nicotina e outros químicos que são inalados pelo utilizador (em Portugal comercializados com a marca iQOS).

Do ponto de vista de segurança e do risco para a saúde, atualmente não existe evidência que demonstre que o tabaco aquecido é menos prejudicial que o cigarro convencional. É importante lembrar que não existe um nível de segurança para o uso do cigarro e que mesmo o consumo baixo produz doença significativa. Assim, afirmar que o tabaco aquecido contém menos tóxicos não significa que se reduza o risco de doença.

Muitos fumadores estão tentados a alterar o seu consumo para produtos de tabaco aquecido sem considerar todas as consequências. Experiências com, por exemplo, cigarros com filtro e light demonstraram que “produtos mais seguros” prejudicam o desejo de parar de fumar e não melhoraram a saúde dos fumadores. Não existe evidência de que os produtos de tabaco aquecido sejam eficientes como ajuda para a cessação tabágica. O tabaco aquecido contêm nicotina, substância altamente aditiva que existe no tabaco, mantendo a dependência nos seus utilizadores, para além de estarem presentes outros produtos adicionados que não existem no tabaco e que são frequentemente aromatizados.

O uso concomitante duplo de cigarros de tabaco aquecido combinados com cigarros convencionais acaba por ser uma consequência em muitos casos de experimentação.

Em conclusão, as Sociedades médicas e científicas não recomendam a utilização de Produtos de Tabaco Aquecido nem recomendam o seu uso na cessação tabágica, alertam para os seus riscos e mantêm a firme convicção de que a melhor forma de salvaguardar a saúde humana é a prevenção da iniciação de qualquer forma de consumo e o apoio médico para cessação tabágica.

Se quer deixar de fumar e não sabe como, contacte-nos! Não tem que o fazer sozinho (a)!

 

Partilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

7 − 1 =


× Bem-vindo, precisa de ajuda?